Usar o Data Replicator 3
Clique nas seguintes funções principais para conhecer melhor o Data Replicator 3.
Cópia de segurança dos dados do computador
Siga os passos abaixo indicados para configurar a sua cópia de segurança. Também poderá ir a Definições avançadas para conhecer outras definições que o ajudarão a personalizar a cópia de segurança de dados do seu computador.
Pode optar por fazer a cópia de segurança dos dados do seu computador num servidor Synology ou noutra localização. Depois de a cópia de segurança ser realizada com sucesso, poderá encontrar os ficheiros de cópia de segurança na sua pasta atribuída.
1.1 Fazer a cópia de segurança num servidor Synology
1.2 Fazer cópia de segurança noutra localização
O Data Replicator 3 fornece 3 modos de cópia de segurança para sua maior comodidade, que são: Imediata, Sincronização e Agendada.
3.1 ImediataClicando no botão Imediata, será feita uma cópia de segurança imediata de todos os ficheiros nas pastas locais seleccionadas para o destino da cópia de segurança.
3.2 Sincronização
Clique no botão Sincronização; o Data Replicator 3 fará uma cópia de segurança completa de todos os ficheiros das pastas seleccionadas para o destino da cópia de segurança. Depois disso, o Data Replicator 3 começará a monitorização dessas mesmas pastas. À medida que fizer alterações, o Data Replicator 3 fará apenas cópias de segurança dos ficheiros que forem modificados.
Nota:
Para parar a monitorização, clique no botão Parar a sincronização na janela do programa Data Replicator 3. Se a janela do programa foi minimizada para a tabuleiro do sistema, clique duas vezes no ícone do Data Replicator 3 para a abrir.
3.3 Agendada
O Data Replicator 3 pode ser configurado para fazer cópias de segurança automáticas regularmente no horário especificado. Para isso:
Nota:
Depois de configurar o horário, pode sair do Synology Data Replicator 3 ou minimizar a janela do programa para o tabuleiro do sistema. O Synology Data Replicator 3 irá realizar a cópia de segurança agendada automaticamente no horário indicado.
Clique em Apagar o agendamento para parar a cópia de segurança agendada e remover as configurações de agendamento.
Quando pretender fazer a cópia de segurança dos ficheiros do Outlook, Outlook Express ou do Windows Mail, tenha em conta que:
|
Cópia de segurança da restauração de ficheiros
Para restaurar ficheiros de cópia de segurança, deve seleccionar um alvo de cópia de segurança primeiro, e depois escolher um dos seguintes métodos para restaurar os seus ficheiros de cópia de segurança:
Na maior parte das situações, se tiver a certeza da localização dos ficheiros de cópia de segurança, pode usar Restaurar por navegação para restaurar os seus ficheiros:
Se não tiver certeza de onde estão os ficheiros de cópia de segurança, ou se só pretende restaurar ficheiros com determinada palavra-chave, siga os seguintes passos para restaurar:
Ao escolher o caminho de destino, pode optar por:
Ao escolher esta opção, não precisa de importar manualmente o e-mail e a lista de endereços; os dados do computador serão substituídos pelos ficheiros restaurados. Ao escolher esta opção, pode restaurar os dados para um caminho específico e importar manualmente o mail e o livro de endereços com o Outlook/Outlook Express/Windows Mail. |
Na secção desta Opção, pode configurar as definições avançadas da cópia de segurança como se mostra a seguir.
Filtro
Use esta função para fazer cópias de segurança de ficheiros com precisão. Excluir ficheiros com determinados prefixos e extensões da lista de cópia de segurança ajuda-lo-á a configurar a cópia de segurança. Siga estes passos para continuar:
- Clique em Filtro.
- Clique em Adicionar no lado direito da opção "Extensão" ou "Prefixo".
- Introduza o critério específico - por exemplo, "exe" para extensão ou "~" para prefixo.
- Clique em OK para fechar a caixa de diálogo de configuração e clique em OK novamente para guardar as configurações.
Activar notificação de e-mail
Use esta função para receber os dados da cópia de segurança por e-mail depois da cópia de segurança agendada terminar.
- Clique em Configurar SMTP.
- Introduza a informação de e-mail válida e clique em OK para terminar.
Activar as versões dos ficheiros
Para que serve a função de versões dos ficheiros?
Activar as versões dos ficheiros pode ajudá-lo a guardar o histórico das edições do mesmo ficheiro.
Após a conclusão da primeira cópia de segurança, todos os ficheiros com cópia de segurança serão guardados na pasta "latest" no destino da cópia de segurança. Na próxima cópia de segurança, o Data Replicator 3 verificará automaticamente se já existe algum ficheiro com o mesmo nome na pasta "Mais recentes". Se houver e se o conteúdo dos ficheiros foi modificado, a anterior cópia de segurança do ficheiro na pasta "latest" será então movida para a pasta "past", como uma versão anterior. No seu computador será feita uma cópia de segurança do ficheiro na pasta "latest", onde poderá sempre encontrar todas as cópias de segurança recentes.
Nota:
O ficheiro referido em cima deve estar na mesma pasta. Portanto, quando está a usar a mesma conta para fazer uma cópia de segurança da pasta, será gerada uma versão passada.
Quando a função de versão de ficheiro está activa, se houver edição imprópria ou irreversível nos seus ficheiros locais, pode encontrar o histórico dos ficheiros no destino de cópia de segurança e restaurar os ficheiros facilmente.
Número das versões anteriores
Pode definir aqui quantas versões anteriores de cópia de segurança dos ficheiros pretende guardar; 20 versões é o máximo. Ao nome do ficheiro dos ficheiros de versão passado será adicionado "v00", "v01" e assim sucessivamente. Quanto maior for o número, mais recente é a versão.
Configurar um número de versões anteriores para decidir quantas versões anteriores serão guardadas no destino de cópia de segurança. Siga estes passos para continuar:
- Coloque um visto em
Activar versões de ficheiro .- Defina um número para as versões anteriores e clique em Aplicar para guardar as configurações.
Pontos de restauro
O que são pontos de restauro?
Sempre que uma cópia de segurança é realizada, haverá uma pasta cujo nome será a hora de início da cópia de segurança que contém todos os ficheiros dessa cópia de segurança. Esse será o ponto de restauro.
O ficheiro que nunca foi modificado aparecerá em todos os pontos de restauro depois de cada cópia de segurança. No entanto, apenas um tamanho do disco do ficheiro será ocupado na realidade.
Número de pontos de restauro
Pode definir aqui quantos pontos de restauro pretende guardar; o máximo são 128 pontos de restauro. Quando o número de pontos de restauro exceder o valor definido, os pontos de restauro mais antigos no destino da cópia de segurança serão apagados automaticamente na seguinte cópia de segurança.
Suporte e Limitação A função dos pontos de restauro é apenas suportada no Windows 2000 / Windows XP / Windows 2003 / Windows Vista.
Inicialização automática no arranque
Pode definir para iniciar o Synology Data Replicator 3 automaticamente quando inicia a sessão no Windows. Siga estes passos para continuar:
- Coloque um visto em Inicialização automática do Data Replicator 3 no arranque do Windows.
- Clique em Aplicar.
Manter os ficheiros idênticos no servidor de destino
Pode definir guardar os ficheiros na pasta "latest" para serem idênticos aos que estão no seu computador local. Siga estes passos para continuar:
- Coloque um visto em Quando os ficheiros locais são apagados, apagar os ficheiros de cópia de segurança correspondentes ao mesmo tempo.
- Clique em Aplicar.
O máximo do ficheiro de registo é 512KB; quando o ficheiro de registo atinge o limite, os 128KB mais antigos serão removidos.